27.10.10

Crise Grega no PASUSP

Atendendo ao pedido da Grace, aluna do curso ENEM - Santo André - Tarde, respondo a questão 12 do PASUSP - Programa de Avaliação Seriada da USP, prova que ajuda com um percentual extra de pontuação na realização do Vestibular da Fuvest.

Quero agracedecer a Grace por enviar essa questão. Ela é uma boa questão para discussão.

Trata-se de uma questão de atualidades bem recente, com fatos ocorridos no primeiro semestre deste ano. Muito útil para se preparar para o ENEM e para a própria Fuvest.

Veja a questão enviada:

12 - NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010, O GOVERNO GREGO ANUNCIOU UM GRANDE PACOTE ECONÔMICO EM QUE INCLUIU AUXÍLIO FINANCEIRO DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) E DA UNIÃO EUROPEIA (UE). EM TROCA DESSES EMPRÉSTIMOS, O GOVERNO COMPROMETEU-SE A ADOTAR UMA SÉRIE DE MEDIDAS IMPORTANTES PARA, COM ISSO, CUMPRIR SEUS COMPROMISSOS FINANCEIROS COM ESSAS INSTITUIÇÕES.

A população foi às ruas, em protesto, pois entre essas medidas estavam a:

a) interrupção de contratações de funcionários públicos, o congelamento de salários e o aumento de preços de diversos produtos.

b) diminuição de investimentos na agricultura e a redução de postos de trabalho no funcionalismo público para, com isso, aumentar os benefícios dos fundos de pensões.

c) proibição das empresas privadas de realizarem admissões durante o período de duração da crise econômica e a adoção de uma política de redução de preços.

d) manutenção das idades mínimas para a aposentadoria e a redução salarial dos trabalhadores, como formas de economizar recursos públicos.

e) aplicação de medidas de austeridade fiscal e financeira, especialmente para o forte setor secundário do país, inibindo sua produtividade e aumentando o custo de vida.

RESPOSTA:

Letra A

COMENTÁRIO DO PROFESSOR ALEXANDRE:

Não é uma questão fácil. As respostas, como sempre são cientificas no esforço em confundir o estudante. A resposta da letra E, por exemplo, pode confundir, pois usa palavras complexas e termos da Geografia/Economia que pode fazer o estudante ficar em dúvida. Ao mesmo tempo é uma questão que exige o que já expliquei em várias aulas: é preciso ler jornais, revistas e a internet com o objetivo de entender o que acontece no mundo. Piadas e videos engraçados são legais. Mas são poucos os que ajudam no vestibular. Ler um caderno economia pode ser chato, mas ajuda muito.

UMA BREVE PARA ENTENDER:

A crise grega é resultado direto da crise econômica dos Bancos iniciada em 2008.

Ela não é uma crise nacional. O ponto de partida foi a quebra dos sistema especulativo imobiliário dos Estados Unidos da América.

A situação é clara: os acontecimentos atuais, não são apenas da Grécia, se trata, da realidade de todos os povos da Europa.

A decisão dos governos de salvar os sistemas bancários precipitou a própria falência dos estados.

Os bancos foram salvos com o dinheiro dos impostos da população. Mas o Estado Grego, quebrou, pois gastou todos os recursos nesse salvamento.

Esse salvamento, salvou os milionários e penalizou o povo.

As medidas para enfrentar a falência do Estado atacam os serviços públicos -- os chamados cortes de gastos públicos -- que na prática significam não contratação de servidores para as áreas da responsabilidade do Estado como educação, saúde, fiscalizações, segurança... Congelamento de todos os salários e aumento dos preços -- fazendo os trabalhadores terem uma piora no seu nível de vida.

Situação similar também pode ser vista em diversos outros países como Romênia, França, Espanha entre outros.

QUER SABER MAIS? VEJA AQUI ALGUNS LINKS LEGAIS:

Entenda a Crise Grega – Matéria no portal R7

Economia da Grécia - Wikipédia

Trabalhadores gregos fazem greve contra plano de ajuda internacional – Matéria no portal R7

Entenda a Crise na Grécia – Matéria na Folha On Line






2 comentários:

  1. Obrigada por responder professor!Sabia que essa questão daria uma boa discussão e ninguém melhor do que você para responde-la e ainda com comentarios super legais! =) Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Há uma materia muito legal sobre a crise na Grécia na revista Atualizadades deste semestre. Recomendo a leitura.

    ResponderExcluir