25.12.09

COP15

"Não existe aquecimento global", diz o meteorologista Luiz Carlos Molion

Em entrevista realizada para o UOL Ciência e Saúde, o professor Luiz Carlos Molion, representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e professor da Universidade Federal de Alagoas.


Luiz Carlos Molion

Na entrevista, Molion explica que existe uma manipulação dos dados sobre o clima planetário. Cita o vazamento na internet informações comprometedoras. Ele diz:
"Há umas seis semanas, hackers entraram nos computadores da East Anglia, na Inglaterra, que é um braço direto do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática], e eles baixaram mais de mil e-mails. Alguns deles são comprometedores. Manipularam uma série para que, ao invés de mostrar um resfriamento, mostrassem um aquecimento."
A questão é política segundo o meterologista. Para ele:
"Na verdade, o aquecimento não é mais um assunto científico, embora alguns cientistas se engajem nisso. Ele passou a ser uma plataforma política e econômica. Da maneira como vejo, reduzir as emissões eu interpreto como sendo como reduzir a geração da energia elétrica, que a base do desenvolvimento em qualquer lugar do mundo. Como existem países que têm a sua matriz calcada nos combustíveis fósseis, não há como sem diminuir a geração de energia elétrica - que vai ser necessária – sem reduzir a produção. Vão existir muitas promessas, mas não vão cumprir, porque reduzir emissões significa redução de energia elétrica."
Leia a entrevista inteira clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário