7.12.09

O tamanho da crise mundial e o desemprego

A organização Internacional do Trabalho, órgão internacional da ONU da qual participam representantes dos trabalhadores, governos e patrões, sediado em Genebra acaba de divulgar o relatório "Mundo do Trabalho 2009 – A crise global do emprego e perspectivas" com os dados do desemprego global.

No relatório podemos ver a expansão do desemprego na crise do capitalismo internacional.

Segundo a OIT a "Crise cortou 20 milhões de empregos". O relatório demonstra que "quase 43 milhões de pessoas correm o risco de perder o emprego"

Conforme citado pela BBC Brasil, o relatório diz:
"O emprego nos países ricos não vai retornar aos níveis pré-crise antes de 2013. Nas economias emergentes, a recuperação dos níveis de emprego pode começar em 2010, mas não atingirá os índices anteriores à crise antes de 2011".
A OIT também explica que a crise de emprego persiste e que:
"é muito mais ampla do que os números sugerem".

Para a juventude, as perspectivas são sombrias. O relatório, que estudou a situação do emprego e desemprego em 51 nações diferentes explica que
"Experiências em relação às crises anteriores sugerem que esse risco é crítico principalmente para pessoas com baixa qualificação, imigrantes e trabalhadores com mais idade"
e informa também que
"Pessoas que entram agora no mercado de trabalho, incluindo jovens e mulheres, terão mais dificuldades para obter um emprego."
Para ler mais sobre o relatório da OIT, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário