17.12.09

Drogas, bancos e crise do capitalismo

O professor Lino Martins divulgou em seu blog uma interessante nota feita a partir de um artigo do jornal The Guardian com uma entrevista com o Diretor Executivo do Escritório da ONU para as Drogas e o Crime Organizado (UNODC).

Vale a pena ler. É de profunda relevância para entender o lugar das Drogas, do narcotráfico no capitalismo na atualidade.

Drogas, bancos e crise do capitalismo


Antonio Maria Costa
O responsável da ONU pelo combate ao crime e ao tráfico de drogas, o italiano Antonio Maria Costa acusou o sistema financeiro de ter recebido dinheiro sujo como forma de resolver os problemas de liquidez que enfrentava. “Os empréstimos interbancários foram financiados por dinheiro vindo do tráfico de drogas e outras atividades ilegais”, disse ontem (13/12/2009) em declarações ao jornal Guardian da Inglaterra.

Segundo ele “A ONU observou evidencias de que o único investimento líquido de capital que foi disponibilizado a alguns bancostem origem nas gangues de crime organizado, algo para o qual foi alertado por agências de combate ao crime há cerca de 18 meses. Em muitos casos, o dinheiro da droga era a única liquidez disponível. Na segunda metade de 2008, a falta de liquidez era o maior problema do sistema bancário, logo ter liquidez em capital tornou-se um fator muito importante”, salientou ao jornal britânico.

Antonio Maria Costa ainda revelou que algumas das provas a que o seu departamento teve acesso mostram que muito deste dinheiro sujo foi mesmo aproveitado para salvar algumas instituições financeiras em risco devido ao congelamento dos empréstimos interbancários. “Há sinais de que alguns bancos foram salvos com tais operações”, acusa sem pruridos, negando-se porém a nomear bancos ou países que possam estar envolvidos. “O dinheiro faz agora parte do sistema e já foi lavado”, sentencia o representate da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário