31.10.10

Idade das pedras lascadas

Homem dominou afiação de pedras há 75 mil anos

Leia artigo da AFP sobre estudo que antecipa domínio da pedra lascada pelos seres humanos.


Objetos como o desta foto foram encontrados na caverna de Blombos, na África do Sul

WASHINGTON, 28 outubro 2010 (AFP) - Os homens pré-históricos do sul da África dominaram técnicas para afiar pedras e também o uso do fogo para fazer facas há pelo menos 75 mil anos, 50 mil anos mais cedo do que se pensava até o momento, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira.

A descoberta, feita na caverna de Blombos, na África do Sul, antecipa em pelo menos 50 mil anos o domínio desta técnica que consiste no aquecimento do silcreto, um material duro constituído por quartzos cimentados por sílica para modificar a estrutura e melhor moldá-la.

Essas pedras eram, em seguida, delicadamente trabalhadas com martelos de madeira ou de ossos para deixá-las bem afiadas.

"Essa técnica é a mais eficaz para dominar a afiação, espessura e forma de uma ferramenta de dois gumes, como as pontas de lança e as facas de pedra", explicou Paola Villa, conservadora do Museu de História Natural da Universidade do Colorado (oeste dos Estados Unidos), coautora deste estudo, que será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.

Antes da descoberta destes objetos em Blombos, os indícios mais antigos da dominação destas técnicas sofisticadas remontavam somente à cultura Solutrense do Paleolítico Superior, na França e na Espanha, datando de aproximadamente 20 mil anos.

"A descoberta na caverna na Blombos é importante porque mostra que os humanos modernos no que é hoje a África do Sul tinham um repertório de técnicas sofisticadas de fabricação de ferramentas de pedra desde muito cedo", revelou Paola Villa.

"O uso dessas técnicas é um bom exemplo de uma tendência para desenvolver novas ideias e técnicas amplamente consideradas como características de comportamentos modernos e avançados", acrescentou.

Os pesquisadores analisaram 159 pontas e fragmentos de silcreto e 179 outras peças trabalhadas. Eles também examinaram mais de 700 escamas ou pequenas placas, feitas a partir do trabalho de amolação.

28.10.10

Apagando a Memória



















Uma charge de Latuff, sobre a ausência da abertura total dos arquivos da ditadura militar brasileira.

27.10.10

Greve na França

Dois artigos sobre a mobilização dos trabalhadores em defesa das aposentadorias na França












França: juventude e trabalhadores não admitem retirada de direitos
"(...) O projeto de alteração no sistema previdenciário é um ataque ao direito histórico dos trabalhadores franceses, a chamada "aposentadoria de 1945", conquistada com as grandes lutas operárias que se seguiram à desocupação do país pelo exército nazista.
Para os jovens, mais anos de trabalho significam menos vagas de emprego. Isso num país onde o nível de desemprego é mais elevado para aqueles com menos de 25 anos. O artigo é de Priscilla Chandretti."
Para ler o artigo completo, clique aqui para ir na página da Juventude Revolução.


Trabalhar mais para ganhar menos: fúria francesa na jaula da UE
"O atual movimento de protesto na França não tem a ver com “elevar a idade de aposentadoria dos 60 aos 62”. Trata-se de muito mais do que isso. Para começar, este movimento expressa a exasperação com o governo de Nicolás Sarkozy, que de forma descarada favorece os super ricos em detrimento da maioria da classe trabalhadora da França. Foi eleito com o lema: “Trabalhar mais para ganhar mais”, e a realidade terminou sendo exatamente o oposto: trabalhar mais para ganhar menos. O artigo é de Diana Johnstone."
Para ler o artigo completo, clique aqui para ir na agência de notícias Carta Maior

Link do dia



Casa Fernando Pessoa

Toda a poesia. E agora, quase todos os livros da biblioteca pessoal deste poeta lusitano.
Clique aqui e visite essa casa.



Crise Grega no PASUSP

Atendendo ao pedido da Grace, aluna do curso ENEM - Santo André - Tarde, respondo a questão 12 do PASUSP - Programa de Avaliação Seriada da USP, prova que ajuda com um percentual extra de pontuação na realização do Vestibular da Fuvest.

Quero agracedecer a Grace por enviar essa questão. Ela é uma boa questão para discussão.

Trata-se de uma questão de atualidades bem recente, com fatos ocorridos no primeiro semestre deste ano. Muito útil para se preparar para o ENEM e para a própria Fuvest.

Veja a questão enviada:

12 - NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010, O GOVERNO GREGO ANUNCIOU UM GRANDE PACOTE ECONÔMICO EM QUE INCLUIU AUXÍLIO FINANCEIRO DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) E DA UNIÃO EUROPEIA (UE). EM TROCA DESSES EMPRÉSTIMOS, O GOVERNO COMPROMETEU-SE A ADOTAR UMA SÉRIE DE MEDIDAS IMPORTANTES PARA, COM ISSO, CUMPRIR SEUS COMPROMISSOS FINANCEIROS COM ESSAS INSTITUIÇÕES.

A população foi às ruas, em protesto, pois entre essas medidas estavam a:

a) interrupção de contratações de funcionários públicos, o congelamento de salários e o aumento de preços de diversos produtos.

b) diminuição de investimentos na agricultura e a redução de postos de trabalho no funcionalismo público para, com isso, aumentar os benefícios dos fundos de pensões.

c) proibição das empresas privadas de realizarem admissões durante o período de duração da crise econômica e a adoção de uma política de redução de preços.

d) manutenção das idades mínimas para a aposentadoria e a redução salarial dos trabalhadores, como formas de economizar recursos públicos.

e) aplicação de medidas de austeridade fiscal e financeira, especialmente para o forte setor secundário do país, inibindo sua produtividade e aumentando o custo de vida.

RESPOSTA:

Letra A

COMENTÁRIO DO PROFESSOR ALEXANDRE:

Não é uma questão fácil. As respostas, como sempre são cientificas no esforço em confundir o estudante. A resposta da letra E, por exemplo, pode confundir, pois usa palavras complexas e termos da Geografia/Economia que pode fazer o estudante ficar em dúvida. Ao mesmo tempo é uma questão que exige o que já expliquei em várias aulas: é preciso ler jornais, revistas e a internet com o objetivo de entender o que acontece no mundo. Piadas e videos engraçados são legais. Mas são poucos os que ajudam no vestibular. Ler um caderno economia pode ser chato, mas ajuda muito.

UMA BREVE PARA ENTENDER:

A crise grega é resultado direto da crise econômica dos Bancos iniciada em 2008.

Ela não é uma crise nacional. O ponto de partida foi a quebra dos sistema especulativo imobiliário dos Estados Unidos da América.

A situação é clara: os acontecimentos atuais, não são apenas da Grécia, se trata, da realidade de todos os povos da Europa.

A decisão dos governos de salvar os sistemas bancários precipitou a própria falência dos estados.

Os bancos foram salvos com o dinheiro dos impostos da população. Mas o Estado Grego, quebrou, pois gastou todos os recursos nesse salvamento.

Esse salvamento, salvou os milionários e penalizou o povo.

As medidas para enfrentar a falência do Estado atacam os serviços públicos -- os chamados cortes de gastos públicos -- que na prática significam não contratação de servidores para as áreas da responsabilidade do Estado como educação, saúde, fiscalizações, segurança... Congelamento de todos os salários e aumento dos preços -- fazendo os trabalhadores terem uma piora no seu nível de vida.

Situação similar também pode ser vista em diversos outros países como Romênia, França, Espanha entre outros.

QUER SABER MAIS? VEJA AQUI ALGUNS LINKS LEGAIS:

Entenda a Crise Grega – Matéria no portal R7

Economia da Grécia - Wikipédia

Trabalhadores gregos fazem greve contra plano de ajuda internacional – Matéria no portal R7

Entenda a Crise na Grécia – Matéria na Folha On Line






25.10.10

França

A Luta contra a "reforma" da Previdência: "Inimendável, Inegociável, Retirada!"

No dia 12 de outubro, dando continuidade às mobilizações de 7 de setembro, 3,5 milhões de trabalhadores e jovens franceses saíram às ruas contra a "reforma" da previdência que o presidente Sarkozy tenta impor. Desde então, as manifestações multitudinárias se repetiram e ganharam o apoio de 70% do povo francês.

Apesar da resistência, contudo, sexta, dia 22, Sarkozy fez aprovar a nova Lei previdenciária que, entre outras coisas, eleva a idade mínima para a aposentadoria de 60 para 62 anos de idade, atacando uma conquista histórica do proletariado francês, a chamada "aposentadoria de 1945", em referência às grandes lutas operárias que se seguiram à desocupação do país, até então sob o tacão do exército nazista.

A Central Force Ouvriére (FO) levantou já nos primeiros dias das greves e manifestações a palavras de ordem "Inimendável, indgociável, retirada!", no que foi acompanhada pelas demais centrais, mas os parlamentares do Partido Socialista e do Partido Comunista (que dirige a principal central do país, a CGT), com a concordância de partidos de esquerda sem representação parlamentar, como o NPA, preferiram se afundar na discussão de mais de 1.000 emendas apostas ao projeto de Sarkozy, na prática, legitimando a mesma.

Uma luta contra a União Européia que coloca o problema do poder

O confisco da "aposentadoria de 1945" faz parte da adequação do país à União Européia - UE, a qual foi recusada pela maioria da população quando há dois anos votou não à constituição da União. De fato, as presentes mobilizações se chocam diretamente com a UE e recolocam o problema da ruptura da França com o quadro estabelecido por ela.

Apesar da votação do projeto de Sarkozy, a luta não terminou. Estão previstas novas mobilizações para esta semana e é o próprio governo que se encontra em xeque pois o movimento coloca progressivamente a questão do poder político no país. Nesse sentido, se convoca nesse momento uma Conferência Nacional de Delegados de Unidade dos Trabalhadores que pretende dar continuidade ao movimento pela Retirada.

Ao mesmo tempo, o movimento encabeçado pela LKP nas últimas colônias francesas de Guadalupe e Martinica, que protagonizou poderosa greve geral em 2009, está anunciando uma paralisação geral para o fim do mês de outubro. Também daí vem uma poderosa pressão sobre o Estado francês e suas instituições.

O movimento operário e juvenil, malgrado a decisão do parlamento, ainda não deu a palavra final.

Encontro marcado: próxima explosão será na Inglaterra

A crise do capital que leva a medidas extremas de ataque às conquista populares não é, entretanto, um fenômeno francês. No mesmo momento das lutas na França os trabalhadores espanhóis também paralisaram suas atividades e saíram às ruas.

No fim da semana passada, o novo governo conservador na Inglaterra lançou um pacote de terra arrasada que corta 12 bilhões de euros do orçamento social e impõe medidas de produtividade ao que restar dos serviço público. A reação às medidas já começaram e um movimento à francesa pode eclodir a qualquer momento no país.

São questões que se colocam também no Brasil, onde o capital internacional já anunciou que uma nova "reforma" previdenciária é inevitável. Cabe a nós apoiarmos os companheiros europeus e nos espelhar neles para travar nosso combate no Brasil.

Eudes Baima, professor do curso de pedagogia da FAFIDAM - Universidade Estadual do Ceará (UECE). É também vice-presidente do Sindicato dos Docentes da UECE. Artigo publicado originalmente na página: www.sinduece.org.br

24.10.10

Bertold Brecht


Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

É PRECISO AGIR

Bertold Brecht (1898-1956)

22.10.10

VotoSerraPq

Veja esse vídeo produzido por estudantes de Brasília.
É o humor vencendo a mentira.
É o humor vencendo o medo.

Hilário. Recomendo.

Farsa em 6 partes - #serrarojas & globomente

Cuidado com o que você vê na TV!

Veja essa análise dos fatos sobre a bolinha de papel que atingiu o careca.

É interessante ver como as imagens são manipuladas, montadas para servir a um discurso.


14.10.10

Palestras sobre as obras literárias da Fuvest

USP promove ciclo de palestras gratuito sobre as obras literárias da Fuvest

Encontros acontecem no campus principal da universidade até 5 de novembro

Para quem deseja se preparar para o vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), três grupos da universidade estão organizando a quarta edição do Ciclo de Palestras da Fuvest, sobre as obras literárias de língua portuguesa cobradas nas provas.

As palestras são gratuitas e acontecem no auditório da Escola de Aplicação, que fica na Faculdade de Educação, na Cidade Universitária, campus principal da USP.

Quem ministra as palestras são professores da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Além das obras literárias, algumas palestras tratam do movimento estudantil, do panorama atual da educação brasileira e dos movimentos sociais.

A iniciativa é do Centro Acadêmico de Estudos Literários e Linguísticos e Literários Oswald de Andrade, da Faculdade de Letras da USP; do Centro Acadêmico Prof. Paulo Freire, da Faculdade de Educação; e do grupo Sujeito Coletivo, também da faculdade de Letras.

Mais informações sobre como chegar e sobre o vestibular podem ser obtidas no blog do evento: http://palestrasdafuvest.wordpress.com/

Veja a programação:

13 de outubro
18h - Movimentos Estudantil: O papel político do estudante na sociedade/universidade
20h - O Cortiço

18 de outubro
18h - Criminalização dos Movimentos Sociais
20h - A Cidade e as Serras

20 de outubro
18h - Conjuntura Educacional
20h - Dom Casmurro

25 de outubro
18h - Capitães da Areia
20h - Vidas Secas

27 de outubro
18h - Antologia Poética de Vinicius de Moraes
20h - Iracema

05 de novembro
18h - Memórias de um Sargento de Milícias
20h - Auto da Barca do Inferno

8.10.10

Semana de Ciências Sociais - Fundação Santo André

A professora Terezinha Ferrari, do colegiado de Ciências Sociais do Centro Universitário Fundação Santo André me mandou um e-mail de divulgação da Semana de Ciências Sociais de 2010. Além das palestras, mini-cursos e outros eventos... há uma boa feira de livros. Vale a pena conhecer. Quer saber mais? Acesse: www.colegiadosociais.com





Working Class Hero - John Lennon

Aniversário de John Lennon

Publico uma de minhas músicas preferidas deste poeta e revolucionário músico inglês.

Abaixo você pode ler a letra traduzida.


Herói da Classe Trabalhadora

Logo que você nasce, fazem você se sentir pequeno
Não lhe dando coisa alguma, nem sequer tempo
Até que a dor é tão grande que você não sente mais nada
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Magoam você em casa e te batem na escola
Eles te odeiam se você é esperto, desprezam se é um idiota.
Até que você esteja tão louco que não consiga seguir as regras deles
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Após te torturarem e assustarem por vinte estranhos anos,
Então esperam que você escolha uma carreira,
Quando você não consegue mais funcionar, está tão cheio de medo.
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Mantendo você dopado com religião, sexo e TV
Você pensa que você é tão esperto, sem classe e livre
Mas você continua sendo apenas um plebeu fodido até onde consigo ver.
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Há um lugar ao sol, eles continuam a te dizer
Mas primeiro você precisa aprender como sorrir enquanto mata.
Se você quer ser como o povo do topo do monte
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser
Um herói da classe trabalhadora é algo para ser

Se quiser ser um herói, bem, apenas me siga
Se quiser ser um herói, bem, apenas me siga.

Olha a campanha do Serra na rua

Recebi de meu amigo professor Dr. Everaldo de Andrade.
É uma obra do cartoonista Latuff.
Quer ver ela maior? Clique aqui.

Contos da Meia Noite

Contos da Meia Noite - A Passagem

Os "Contos da Meia Noite" passavam na TV Cultura.

Sempre me pareceram uma idéia genial. Um conto, um ator/atriz, alguns minutos.

Esse narrado pelo Peréio é fenomenal. Vale a pena assistir. Não é perda de tempo.


7.10.10

Tempos atuais

Quino - Críticas sobre a criação nos tempos atuais


Quino, autor da Mafalda, desiludido com o rumo deste século no que diz respeito a valores e educação, deixou impresso no Cartum o seu sentimento. Vale a pena ver. Imagem enviada por Michelle Arruda (turma ENEM - Sábado - Santo André). Obrigado Michelle!










Para visitar o site oficial do Quino, clique aqui!

--

6.10.10

Bandeiras Paulistas

Barco de 300 anos é encontrado no interior de São Paulo

Foto do Barco encontrado em Porto Feliz, SP

Na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, foi encontrado uma embarcação com cerca de 300 anos de idade.

Segundo matéria publicada na página na internet do jornal O Globo, "A embarcação encontrada em um afluente do rio Tietê, em Porto Feliz, cidade a 112 quilômetros de São Paulo, será examinada por uma equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A peça já foi vista pelo historiador de Itu, Jonas Soares de Souza, que acredita que a embarcação seja um batelão usado por bandeirantes no século XVI"

Porto Feliz, como o próprio nome indica, foi um ponto importante, para o desbravamento do interior do Brasil nas Monções. A matéria diz: "As monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram as comunicações entre a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso."

Quer saber mais? Clique aqui!


- -

Objetivo faz simulado!

Simuladão da FUVEST no Objetivo

Mais uma oportunidade para quem está se preparando para FUVEST.

Até o dia 15 de outubro estão abertas as inscrições.

O Objetivo vai realizar o Fuvestão, simulado da FUVEST. Como sempre digo para as turmas nas aulas: todo simulado faz bem. Ajuda a você a se preparar psicologicamente, fisicamente e intelectualmente.

E o mais legal, se você for bem, ainda corre o risco de receber prêmios!

Para fazer a inscrição e ler o regulamento, clique aqui!

Eleições

Um bom vídeo para pensarmos no 2º turno das eleições.

O ANALFABETO POLÍTICO - Bertold Brecht
Narração e produção: Latuff

3.10.10

Vestibular FATEC!

FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA (Vinculada a UNESP)

Atenção para a inscrição! Começa essa semana!

De 6/10 até as 15h do dia 9/11/10 -
Inscrições do Processo Seletivo

Mais informações: http://www.vestibularfatec.com.br/home/

Espaço e História


SPUTNIK I - A conquista do espaço! Um dia na história humana!


Imagem da Sputnik

O dia 4 de outubro é um dia importante. Faz exatos 53 anos que a humanidade levava aos céus o seu primeiro satélite artificial.

A façanha realizada pelo programa espacila da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é um marco importante. A Sputnik I (que traduzido significa Satélite I) foi chegou ao Céu e soltou seu "Beep!".

A conquista do espaço permitiu o desenvolvimento de muitas tecnologias e uma expansão importante das telecomunicações.

Quer saber mais sobre o projeto Sputnik? Um belo verbete na na Wikipédia clicando aqui!

Quer escutar o "Beep!" da Sputnik? Clique aqui e aperte o botão de player!


Foguete espacial que levou Sputnik I ao espaço!

Quer saber mais sobre o programa espacial Soviético? Clique aqui!

* * *

Uma das primeiras lembranças sobre a Sputnik que eu tenho é do filme brasileiro "O Homem da Sputinik" produzido nos estúdios cinematográficos. É uma hilária  comédia sobre a "guerra-fria". Fazendo uma contundente crítica ao imperialismo norte-americano. Para muitos críticos é dos melhores filmes produzido pela Atlântida.  No filme você pode assistir atuação do gênio Oscarito, também temos a exuberância da novata Norma Bengel e Jô Soares em seu primeiro papel no cinema, entre tantos outros bons atores.

Anastácio Fortuna (Oscarito) com a Sputnik,
após a queda do satélite sobre seu galinheiro

Veja aqui um trecho do filme:





Sobre o filme O HOMEM DA SPUTNIK
1959 - 98 minutos - Direção: Carlos Manga - Roteiro: Cajado Filho

Mas o que você faria, se numa noite de tempestade um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik caísse no quintal matando algumas galinhas de estimação?

Talvez, o mesmo que o simplório Anastácio Fortuna (Oscarito), que tentando negociar o suposto Sputnik para recuperar o prejuízo, mete-se numa encrenca daquelas. O fato repercute chamando a atenção de espiões internacionais, que passam a buscar desesperadamente o tal Sputnik, transformando a vida do pacato Anastácio num tremendo caos.

Comédia sobre os absurdos da "guerra fria", O Homem do Sputnik é uma divertida gozação a qualquer tipo de imperialismo.

Nada escapa ao humor debochado do filme: o sotaque e o comportamento caricatural dos soviéticos escondendo garrafas de bebida dentro da mesa; os bobocas espiões norte-americanos, entre eles Jô Soares, estreando no cinema, estalando os dedos e mascando chicletes.

Isso sem falar nos franceses, com seus perfumes e seu modelo sedutor de exportação, Brigite Bardot, aqui numa imitação memorável feita pela exuberante Norma Benguell. Enviada pelos franceses para tomar o Sputnik de Anastácio, ela dá um show de talento e sedução, cantando para ele de maiô e meias de renda, numa cena que se tornou clássica na comédia brasileira.

E todos correm atrás do Sputnik. Mas pra que tanta confusão? Será que o Sputnik é mesmo o Sputnik? Só tem um jeito de saber... Assistindo o vídeo, ora!

Elenco: Oscarito, Zezé Macedo, Cyll Farney, Jô Soares, Norma Benguell, Neide Aparecida, Hamilton Ferreira, Heloisa Helena, Alberto Peres, Cesar Viola, Grijó Sobrinho, Abel Pera, Fregolente, Labanca.

Fonte: Arquivo Atlântida

Dicas de filmes

Uma lista de filmes históricos para assistir!
A Wikipédia é uma enciclopédia virual colaborativa livre. Produzida pelos próprios leitores, modificada e corrigida de modo voluntário trás em seu trabalho coisas boas (e outras nem tanto).

Se é verdade que muitos verbetes dela ainda são frágeis ou estão corrompidos por vandalismos e manipulações é também verdade que outros são muito úteis.

A maior parte dos pesquisadores e profissionais utiliza a wikipédia como ponto de partida e não ponto final para qualquer pesquisa. Isso não é ruim. Não recomendo fazer um trabalho escolhar com ela. Muito menos só estudar por ela. Mas ela pode ajudar você a descobrir caminhos para seus estudos.

Eu mesmo, quando tenho tempo livre, cuido de alguns verbetes por lá.

Hoje vou recomendar um verbete para vocês. É uma lista organizada de filmes históricos que podem ajudar no aprendizado e na diversão. Estudar não é mole. Então o cinema ajuda a você aprender e relaxar um pouco.

É só clicar aqui e ver a lista de Filmes Históricos da Wikipédia. Eles estão separados por épocas. O que ajuda muito no planejamento de estudo. Bom estudo e bons filmes.

ENEM 2010

Quer saber quais faculdades federais vão usar o ENEM? E como elas vão usar?

Confira no mapa atualizado como as universidades federais irão usar a nota do Enem 2010 no site UOL. Clique aqui!

Novos planetas

Matéria do Associated Press publicada na Folha de S.Paulo em 30/9/2010. 

Astrônomos acham planeta habitável "perto" da Terra
   
Com solo rígido, clima ideal e atmosfera como a terrestre, há boa chance de que exista vida lá, diz cientista

Astrônomos americanos anunciaram ontem a descoberta de um planeta quase do tamanho da Terra que, segundo eles, teria grandes chances de ser habitável. A descoberta fica a 20 anos-luz daqui. Ou seja: em termos espaciais, ele é nosso vizinho.

O planeta recém-descoberto fica na chamada "zona habitável" -local que reúne condições para que haja água em estado líquido- de uma estrela anã conhecida como Gliese 581.

Embora os cientistas ainda não tenham encontrado indícios de que realmente exista água por lá, eles já demonstram entusiasmo.

"As chances de que exista vida neste planeta é de 100%", afirma Steven Vogt, um dos autores do trabalho, publicado na revista científica "Astrophysical Journal".

Os astrônomos determinaram que o planeta, batizado de Gliese 581g, tem uma massa de três a quatro vezes a da Terra e um período orbital de pouco menos de 37 dias.

Sua massa indica que provavelmente é um planeta rochoso e com gravidade suficiente para ter uma atmosfera, segundo Steven Vogt.

A gravidade superficial seria quase a mesma ou um pouco maior que a terrestre. Portanto, uma pessoa poderia facilmente caminhar em posição ereta pelo planeta, dizem os cientistas.

O Gliese 581g foi descoberto por cientistas que trabalhavam no Lick-Carnegie Exoplanet Survey, após 11 anos de pesquisa. Para vasculhar o espaço, eles usaram telescópios baseados aqui mesmo na Terra.

"O fato de termos conseguido detectar este planeta tão rapidamente e tão próximo nos mostra que planetas como este devem realmente ser comuns", disse Vogt.

O planeta tem uma de suas faces sempre voltada para a sua estrela e sob influência de uma luz diária perpétua, enquanto a outra fica na escuridão eterna, porque está voltada para o lado oposto.

Consequentemente, as temperaturas decrescem do lado oposto à estrela e se elevam do lado iluminado. A área mais habitável do novo planeta seria a parte intermediária entre luz e escuridão.

Passado e presente...