SPUTNIK I - A conquista do espaço! Um dia na história humana!
Imagem da Sputnik
O dia 4 de outubro é um dia importante. Faz exatos 53 anos que a humanidade levava aos céus o seu primeiro satélite artificial.
A façanha realizada pelo programa espacila da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é um marco importante. A Sputnik I (que traduzido significa Satélite I) foi chegou ao Céu e soltou seu "Beep!".
A conquista do espaço permitiu o desenvolvimento de muitas tecnologias e uma expansão importante das telecomunicações.
Quer saber mais sobre o projeto Sputnik? Um belo verbete na na Wikipédia clicando aqui!
Quer escutar o "Beep!" da Sputnik? Clique aqui e aperte o botão de player!
Foguete espacial que levou Sputnik I ao espaço!
Quer saber mais sobre o programa espacial Soviético? Clique aqui!
* * *
Uma das primeiras lembranças sobre a Sputnik que eu tenho é do filme brasileiro "O Homem da Sputinik" produzido nos estúdios cinematográficos. É uma hilária comédia sobre a "guerra-fria". Fazendo uma contundente crítica ao imperialismo norte-americano. Para muitos críticos é dos melhores filmes produzido pela Atlântida. No filme você pode assistir atuação do gênio Oscarito, também temos a exuberância da novata Norma Bengel e Jô Soares em seu primeiro papel no cinema, entre tantos outros bons atores.
Anastácio Fortuna (Oscarito) com a Sputnik,
após a queda do satélite sobre seu galinheiro
após a queda do satélite sobre seu galinheiro
Veja aqui um trecho do filme:
Sobre o filme O HOMEM DA SPUTNIK
1959 - 98 minutos - Direção: Carlos Manga - Roteiro: Cajado Filho
1959 - 98 minutos - Direção: Carlos Manga - Roteiro: Cajado Filho
Mas o que você faria, se numa noite de tempestade um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik caísse no quintal matando algumas galinhas de estimação?
Talvez, o mesmo que o simplório Anastácio Fortuna (Oscarito), que tentando negociar o suposto Sputnik para recuperar o prejuízo, mete-se numa encrenca daquelas. O fato repercute chamando a atenção de espiões internacionais, que passam a buscar desesperadamente o tal Sputnik, transformando a vida do pacato Anastácio num tremendo caos.
Comédia sobre os absurdos da "guerra fria", O Homem do Sputnik é uma divertida gozação a qualquer tipo de imperialismo.
Nada escapa ao humor debochado do filme: o sotaque e o comportamento caricatural dos soviéticos escondendo garrafas de bebida dentro da mesa; os bobocas espiões norte-americanos, entre eles Jô Soares, estreando no cinema, estalando os dedos e mascando chicletes.
Isso sem falar nos franceses, com seus perfumes e seu modelo sedutor de exportação, Brigite Bardot, aqui numa imitação memorável feita pela exuberante Norma Benguell. Enviada pelos franceses para tomar o Sputnik de Anastácio, ela dá um show de talento e sedução, cantando para ele de maiô e meias de renda, numa cena que se tornou clássica na comédia brasileira.
E todos correm atrás do Sputnik. Mas pra que tanta confusão? Será que o Sputnik é mesmo o Sputnik? Só tem um jeito de saber... Assistindo o vídeo, ora!
Elenco: Oscarito, Zezé Macedo, Cyll Farney, Jô Soares, Norma Benguell, Neide Aparecida, Hamilton Ferreira, Heloisa Helena, Alberto Peres, Cesar Viola, Grijó Sobrinho, Abel Pera, Fregolente, Labanca.
Fonte: Arquivo Atlântida
Nenhum comentário:
Postar um comentário