Começar as aulas no cursinho obriga o professor a pensar no seguinte: por onde começar?
Na primeira aula decidi que é preciso partir da linha do tempo. Ok, ok... Muita gente discorda deste método. Mas ele é útil... Pois permite que sejam apresentados fatos de modo sistemático para o estudante pré-vestibular entender a evolução da história humana.
A história começou antes da escrita. Mas a escrita é quem fez a história ser o que ela é.
Vários pesquisadores definem que a escrita é um dos principais marcos na história humana, pois foi o primeiro grande suporte para a aplicação de uma metodologia de registro da atividade prática e do conhecimento da humidade.
E História, desde de Heródoto é antes de tudo um retorno aos registros da atividade humana.
A escritá suméria é o primeiro passo da humanidade na longa caminhada da escrita.
Eles desenvolveram uma escrita pictográfica, ou seja, originada de desenhos da realidade que são interpretados pelo leitor.
Com o passar do tempo os desenhos vão se simplificando até se transpormarem em caractéres.
É uma evolução da pintura rupestre (aquela dos nossos antepaçados que habitavam cavernas) para uma forma móvel e transportável: o tablete de barro.
Tá certo, você leitor vai se perguntar: mas o tablhe de barro pesa muito e se escreve pouco. É verdade. Mas é muito melhor do que depender de paredes das cavernas!
O termo Cuneiforme significa escrita feita com cunha, ou seja, objeto perfurantes utilizado para desenhar no barrro. Concretamente, escrever nessa época era esculpir o barro. Sua principal função foi ser um instrumento de registro do poder estatal de então. A Wikipédia explica bem isso em seu esboço de verbete:
Inventada pelo sumérios para registrar a língua suméria, a escrita cuneiforme foi adotada subsequentemente pelos acadianos, babilônicos, elamitas, hititas e assírios e adaptada para escrever em seus próprios idiomas; foi extensamente usada na Mesopotâmia durante aproximadamente 3 mil anos, apesar da natureza silábica do manuscrito (como foi estabelecido pelos sumérios) não ser intuitiva aos falantes de idiomas semíticos. (...) A sua invenção ficou a dever-se às necessidades de administração dos palácios e dos templos (cobrança de impostos, registro de cabeças de gado, medidas de cereal, etc.). Fez nascer a escola, o livro, a literatura e os códigos de leis." Esboço de verbete escrita Cuneiforme da Wikipédia
Muito interessante é a evolução dessa escrita.
Veja a tabela comparativa que compara a evolução da escrita cuneiforme em vários momentos das civilizações que se estabeleceram na Mesopotâmia:
Agora vocês já possuem uma idéia sobre a origem da escrita.
O próximo post, publico o Ano Cósmico do Carl Sagan!
Muito interessante, gostaria ver um exemplo maior dos desenhos (escrita).
ResponderExcluir