As histórias em quadrinhos são uma ótima opção para aprender atualidades e história com prazer e diversão.
A mais importante publicação de atualidades, o
Guia do Estudante - Atualidades Vestibular + ENEM sempre dedica páginas com sugestões de obras para leitura.
Eu que trabalhei anos como editor de quadrinhos e sou leitor de HQs desde de que aprendi a ler, também considero que os quadrinhos podem ajudar muito nas provas do Vestibular e do ENEM.
Por isso publico a dica abaixo de que a Devir, livraria e editora especializada em quadrinhos, está realizando um grande evento no próximo final de semana:
Devir realiza a Maratona HQ
A editora Devir realiza a partir desta quinta-feira, dia 11, às 22h, a quinta edição da Maratona HQ, um evento que reúne fanáticos por quadrinhos.
O evento segue até domingo, às 16h, acontece uma vez por ano e oferece quadrinhos importados e nacionais com descontos de 20% até 80%.
Dentre os destaques, vários títulos de RPG; feira de jogos e quadrinhos usados; gincana de quadrinhos; caricaturas; quadrinhos independentes; palestras; oficinas; presença de artistas; e muito mais.
O evento traz ainda os Contos da madrugada, a criação de uma HQ da meia-noite às seis da manhã, aberta aos autores e desenhistas presentes e que quiserem participar.
Confira a programação completa do evento e outras informações clicando aqui.
A Maratona HQ será realizada na Rua Teodureto Souto, 624 - Cambuci. São Paulo/SP. Informações pelo telefone 11 2127-8787.
Marcelo Naranjo in "Universo HQ" - 07/12/2009
Não sabe por onde começar? Algumas sugestões de leitura para vocês:Os três livros de Guy Delisle publicados pela editora Zarabatana são ótimos para entender o leste asiático:
Pyongyang (Coreia do Norte),
Crônicas Birmanesas (Myanmar) e
Shenzhen (China)
O livro do autor espanhol Angel de La Calle,
Modotti, uma mulher do século XX , publicado pela Conrad não é apenas uma biografia dessa artista, comunista e feminista italo-mexicana. É mais do que isso. É um livro sobre a história das vanguardas intelectuais e políticas do começo do século XX.
Outro livro espetacular é
A Relíquia do Eça de Queiróz, adaptado pelo gênio dos quadrinhos nacionais Marcatti. A obra além de seu valor literário tem um importante valor histórico, como explica o prefácio, ao situar esse clássico da literatura portuguesa como um manifesto anticlerical.
Outro autor que deve estar na lists de leitura é Will Eisner. Ele é para muitos, o mais importante nome da narrativa gráfica (uma das nomeclaturas dos quadrinhos). Ele fez inúmeras adaptações e escreveu belas histórias que valem a pena serem lidas. A
Devir publicou várias delas e a Companhia das Letras publicou algumas outras, entre elas o
O Complô, livro sobre a farsa dos Protocólos dos Sábios de Sião.
Outro autor que merece atenção é Fernando Gonzalez e seus bichos de todos os tipos, mas em particular seu rato Níquel e sua barata Náusea da tiras de
Níquel Náusea.
Não chega a ser uma recomendação para estudo, mas é ótimo para relaxar. Vejam uma tirinha:
O gênero do jornalismo em quadrinhos tem um pai: Joe Sacco, o quadrinista maltês, radicado nos EUA.
Sua obra toda é obrigatória para quem quer entender os conflitos na Palestina com os livros
Palestina: uma nação ocupada e
Palestina: na Faixa de Gaza e sobre os Balcãs com
Goradze e
Sarajevo.
Você já se perguntou onde foram parar os negros escravizados na Argentina? A Guerra do Paraguai para as terrar portenhas foi um instrumento de limpeza étnica, mais que a ação do Duque de Caxias na mesma guerra no Brasil. Mas os autores Hugo Pratt e Millo Manara mostram um pequeno corte na história da Argentina, ainda com seus terreiros na obra
El Gaúcho.
MAUS - A história de um sobrevivente de Art Spiegelman é outro livro obrigatório.
Essa premiada obra retrata a Segunda Guerra Mundial de modo devastador. Ele filho de sobreviventes do holocausto nazista. Imperdível.
Tanto falau do Irã nos últimos dias, com a visista de Mahmoud Ahmadinejad, presidente dessa república islâmica, ao Brasil.
O Irã, alvo predileto dos analistas, sobre uma potencial nova guerra no Oriente Médio, é retratado em
Persépolis (edição completa) de Marjane Satrapi. Essa obra também foi adaptada para Cinema e DVD em animação.
D. JOÃO CARIOCA - A corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821) é um divertido HQ sobre o Brasil, capital do Império Português. Escrito pela historiadora Lilia Moritz Schwarcz e desenhado pelo Spacca.
Sobre o Brasil colonia há
Hans Staden - Um Aventureiro no Novo Mundo de Jô Oliveira. Esse livro é uma adaptação em quadrinhos do primeiro livro escrito sobre o Brasil, pelo aventureiro alemão que esteve no Brasil no século XIV e foi preso pelos Tupinambás e quase virou o prato principal das refeições deles.
Já sobre a Velha República há o espetacular
Chibata - João Cândido e a revolta que abalou o Brasil que resume de modo belo a vida desse herói do povo brasileiro e de sua luta contra os castigos físico nas Marinha Brasileira. E João Cândido é herói mesmo.
No ano passado, por iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva incluíu Cândido no Livro de Aço do Pateão da Pátria e da Liberade - Tancredo Neves, também conhecido como Livro dos Heróis da Pátria. Mais que qualquer X-Men ou Superman, João Cândido foi um herói negro do povo brasileiro. E essa história escrita por Hemetério e Olinto Gadelha merece estar em todas as bibliotecas.
Está sem grana? Quer ler sem pagar?Para quem estiver sem grana e quiser ler, pode ir até a
Gibiteca Henfil, no Centro Cultura São Paulo (Av. Vergueiro, 1000 - em cima da estação do Metro Vergueiro). Lá dá para ler essas HQs e muitas outras gratuitamente.